Pages

24 de janeiro de 2012

MOMENTO DE ADVERSIDADE? NÃO SE REVOLTE CONTRA DEUS




Se você for sábio, o lucro será seu; se zombar de tudo, você mesmo sofrerá as conseqüências. (Provérbios 9: 12, NTLH)

Adversidade e aflição são sentimentos e situações inevitáveis. Todos independentes de religião ou classe social passam por elas. Nesse momento, porém, nunca podemos nos tornar nosso próprio inimigo.

E Isso acontece? Sim, acontece. Quando? Quando nos esquecemos de Deus nesse momento mais crítico de nossas vidas ou atribuímos a Ele a culpa de nossas falhas ou lutas, nos revoltando contra Ele e seus preceitos e planos.

O Senhor Deus tem planos maravilhosos para nossa vida e eles são mais altos do que pensamos ou imaginamos. Se não compreendermos isto e se não soubermos enfrentar momentos de angustia nunca conquistaremos as vitórias que desejamos. Se te mostras fraco no dia da angústia, a tua força é pequena. (Provérbios 24: 10, RA).

Se você está passando por uma determinada situação de adversidade saiba que a revolta contra Deus ou seus preceitos é a pior escolha possível, pois ela não resultará em bem algum para conosco e nem será capaz de atingir a Deus. 

No livro de Jó isto fica bem claro, vejamos: 

Suas faltas não prejudicam a Deus, mas os outros “Olhe para o céu e veja como as nuvens estão muito acima de você. Se você peca, isso não atinge a Deus lá no alto; as suas faltas, por muitas que sejam, não vão prejudicar a Deus. Se você faz o bem, não está ajudando a Deus; ele não precisa de nada que é seu. São os outros que sofrem por causa dos pecados que você comete; e também são eles que são ajudados quando você pratica o bem. (Jó 35: 5-8,NTLH)

No mesmo sentido, o livro do profeta Jeremias: 

Deus disse: – Jeremias, não ore por este povo. Não peça, nem implore em favor deles; não insista comigo, porque eu não atenderei. Será que você não vê o que eles andam fazendo nas cidades de Judá e nas ruas de Jerusalém? As crianças apanham lenha, os homens acendem o fogo, e as mulheres assam bolos para oferecer à deusa que é chamada de “Rainha do Céu”. Também derramam bebidas como oferta a outros deuses e fazem isso para me irritar e ferir. Mas será que é a mim que eles estão ferindo? Eu afirmo que não! Eles estão ferindo a si mesmos e vão passar vergonha. Assim eu, o Senhor Deus, derramarei a minha ira e o meu furor sobre este lugar. Descarregarei o meu furor sobre as pessoas e os animais e até sobre as árvores e as plantações. E a minha ira será como um fogo que ninguém pode apagar. (Jeremias 7: 16-20, NTLH)

Portanto, não fique furioso com Deus, nem queira se desviar Dele para direita ou esquerda, uma vez que você será o principal ou quem sabe até o único prejudicado.

Quando nos encontrarmos numa situação de medo ou vergonha devemos colocar em Deus nossa esperança e nos humilharmos perante a sua presença.

O Senhor é bom para todos os que confiam nele. O melhor é ter esperança e aguardar em silêncio a ajuda do Senhor. E é bom que as pessoas aprendam a sofrer com paciência desde a sua juventude. Quando Deus nos faz sofrer, devemos ficar sozinhos, pacientes e em silêncio. Devemos nos curvar, humildes, pois ainda pode haver esperança. Quando somos ofendidos, não devemos reagir, mas sim suportar todos os insultos. (Lamentações de Jeremias 3: 25-30, NTLH)

A Paz do Senhor a todos!

21 de janeiro de 2012

A MELHOR MANEIRA DE ENCONTRAR A PESSOA AMADA


Não se preocupem com nada, mas em todas as orações peçam a Deus o que vocês precisam e orem sempre com o coração agradecido. (Filipenses 4: 6, NTLH)

Encontrar uma pessoa para amar e compartilhar a vida é o desejo da maioria das pessoas. 

Esse desejo não é ruim, antes vem do próprio Deus. Ele mesmo disse depois de ter criado o homem: “Não é bom que o homem viva sozinho. Vou fazer para ele alguém que o ajude como se fosse a sua outra metade.” (Gn 2: 18,NTLH).

Para alcançarmos este desejo nós normalmente utilizamos um método. Isso é o natural para tudo o vamos fazer. Por exemplo, quando queremos pescar podemos utilizar um destes métodos: vara, rede, ou até mesmo as próprias mãos. Cada um conforme nossos objetivos. 

O “mundo” nos oferece vários métodos, entre eles, rituais de magia e búzios, o uso da sensualidade exagerada, etc.. Estes métodos podem até nos unir a outra pessoa, no entanto, se escolhermos os métodos do “mundo”, o nosso namoro nos custará o afastamento da presença de Deus. Além do mais, uma relação sem a orientação de Deus, aonde o Espírito Santo não habita, tem mais chances de não resistir diante dos ataques do maligno.

Portanto, os meios do mundo não são os mais apropriados para o cristão, pois o cristão tem como objetivo a glória de Deus. Assim, ainda que haja vários métodos, sempre haverá um apropriado para conquistar o que queremos, isto é, a felicidade que Deus nos propõe.

Mas, qual é o melhor método de encontrar a cara metade?

A carta do apóstolo Paulo aos Filipenses nos ensina: a oração

Um pastor de avançada idade da minha igreja diz que no seu tempo de juventude muitos diziam que para encontrar uma boa esposa tinham que procurar de olhos bem abertos, mas ele dizia que iria procurar a sua esposa de olhos fechados, isto é, através da oração. Ele encontrou uma boa esposa, auxiliadora e fiel a ele e a Deus. Como bem ensina o apóstolo Thiago: “A oração de uma pessoa obediente a Deus tem muito poder.” (Thiago 5: 16 NTLH).

Alerta-se, contudo, que essa oração não pode ser feita de modo abstrato, do tipo: “Deus eu quero uma namorada (o), escolhe do jeito que o Senhor quiser”. Isto, porque, se não definirmos as qualidades que queremos na nossa futura namorada (o), podemos não identificar quando ela (e) aparecer em nossas vidas. Este é o motivo de muitos jovens estarem solteiros. Não definiram seus objetivos na oração e assim ela não surte efeito. 

Esta ausência de definição pode levar também a rejeição de oportunidades preparadas por Deus ou a um relacionamento com uma pessoa do mundo e, consequentemente, muitos sofrimentos futuros. E o pior é que quando isto acontece, a pessoa cristã que estava orando sem objetivo definidos normalmente reclama com Deus. 

Assim sendo, o melhor é definirmos as qualidades da futura companheira (o) - sem idealizarmos um conto de fadas, é claro - pois assim saberemos quando Deus nos enviar a pessoa que tanto estamos procurando.

Guardemos firmemente a esperança da fé que professamos, pois podemos confiar que Deus cumprirá as suas promessas. (Hebreus 10: 23, NTLH)

A Paz do Senhor a todos!

19 de janeiro de 2012

VIVENDO NO ESPÍRITO SANTO



Que o Espírito de Deus, que nos deu a vida, controle também a nossa vida! (Gálatas 5: 25, NTLH)

A Palavra de Deus nos revela que o Espírito Santo é a terceira pessoa da trindade, sendo Deus eterno e todo poderoso (João 16: 13). 

O Espírito Santo é o responsável não somente por revelar o amor do Pai e do Filho em nossos corações, como também em nos guiar e sustentar na nossa caminhada cristã para a vida eterna (Tito 3: 4-8, Romanos 8: 15-16). A realização dessa obra demonstra o amor Dele por nós e sua total ligação com a perfeita vontade do Pai e do Filho.

Na carta do apóstolo Paulo aos Gálatas nos é informado que Espírito de Deus nos dá vida. Ou seja, todos nós temos a oportunidade de viver uma vida abundante no Espírito Santo. 

Essa vida a que se refere o texto é a promessa do Senhor Jesus Cristo: “eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.” (João 10: 10). A vida no Espírito é a presença gloriosa de Jesus Cristo. Assim sendo, a forma de saber se estamos desfrutando da salvação e bênçãos conquistadas por Jesus Cristo na cruz do calvário é descobrir se recebemos a vida do Espírito de Deus.

O Senhor Jesus disse: “Eu afirmo ao senhor que isto é verdade: ninguém pode entrar no Reino de Deus se não nascer da água e do Espírito.” (João 3: 5 NTLH). Dessa forma, sem o Espírito Santo, não há que se falar em nova vida e salvação para a vida eterna (Mateus 25: 1-13).

A vida dada pelo Espírito Santo tem que estar conosco todo o tempo da nossa caminhada cristã. Por isso, o apostolo Paulocompletou o ensino dizendo que os crentes deveriam não apenas receber a vida do Espírito, mas viver diariamente controlados por Ele.

Mas, o que significa sermos controlados pelo Espírito Santo? É apresentar os frutos do Espírito Santo em nossa caminhada cristã e deixarmos o Espírito prevalecer sobre a vontade da nossa carne (Gálatas 5: 16-26). Em suma, Mas o Espírito de Deus produz o amor, a alegria, a paz, a paciência, a delicadeza, a bondade, a fidelidade, a humildade e o domínio próprio. E contra essas coisas não existe lei. As pessoas que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a natureza humana delas, junto com todas as paixões e desejos dessa natureza. (Gálatas 5: 22-25, NTLH).

O ser humano sempre será controlado por alguma força: ou a carne ou o Espírito. A “carne” e o “mundo” querem nos dominar, nos enganar e destruir, mas podemos resisti-los pelo Espírito. Renda-se a Ele e deixe-o controla-lo por toda sua vida e você caminhará por caminhos de vida, paz e alegria no Senhor Jesus.

Se estivermos em Jesus Cristo, somos nascido do Espírito Santo e filho (a) de Deus e herdeiro (a) de suas promessas (Gálatas 3: 29; 4: 6-7). E, já que são filhos, Deus lhes dará tudo o que ele tem para dar aos seus filhos (v.7).

Não sei em que situação o leitor (a) se encontra, mas sei que o desejo do Espírito Santo é te revelar o amor de Jesus Cristo e te transformar em uma nova criatura, feliz e satisfeita em Deus. Se renda a Ele e receba pela fé o seu sublime poder.

Deixe Ele te controlar, porque Ele nos levará sempre a nos satisfazer na vontade perfeita de Jesus Cristo.

A Paz do Senhor a todos!

9 de janeiro de 2012

OVELHA PERDIDA



Então Jesus contou esta parábola: Se algum de vocês tem cem ovelhas e perde uma, por acaso não vai procurá-la? Assim, deixa no campo as outras noventa e nove e vai procurar a ovelha perdida até achá-la. Quando a encontra, fica muito contente e volta com ela nos ombros. Chegando à sua casa, chama os amigos e vizinhos e diz: “Alegrem-se comigo porque achei a minha ovelha perdida.” Pois eu lhes digo que assim também vai haver mais alegria no céu por um pecador que se arrepende dos seus pecados do que por noventa e nove pessoas boas que não precisam se arrepender. (Lucas 15: 3-7, NTLH)


A parábola da ovelha perdida, assim como a parábola da dracma perdida e a do filho pródigo, possui como tema central o amor de Deus pelos pecadores e o seu desejo de que eles se arrependam e desfrutem de uma nova vida em Cristo Jesus.

A ovelha perdida representa o ser humano que, por algum motivo, não se encontra no aprisco do Pastor. A parábola não diz se a ovelha pensou que poderia existir um aprisco melhor ou se algo a fez pensar que aquele aprisco não era o seu lugar. E realmente saber isso não importa, o que é preocupante é que a ovelha está desprotegida e fora da proteção, cuidado e amor de seu Pastor. 

Quando uma ovelha se perde, é possível conjecturar que ela pode estar ferida, doente, com saudades do alimento e cuidado que recebia no aprisco, mas, sem forças e desorientada demais para voltar para lá. Assim também é com quem se desvia dos maravilhosos planos de Deus. Ferida com magoas, doente pelos pecados, com saudades de ouvir uma palavra viva e eficaz, mas sem forças e orientação de como voltar a comunhão com o Pastor de sua alma.

Mas na parábola, quando o Pastor (que representa o próprio Jesus), olha para as noventa e nove ovelhas do aprisco e percebe que uma está faltando, ele deixa as noventa e nove e vai procurar a que se perdeu. Essa atitude não revela desprezo pelas noventa e nove, pois elas continuariam seguras e bem cuidadas no aprisco, mas, sim, que, apesar do Pastor ainda ter muitas ovelhas e estas poderem se multiplicar no futuro, Ele, por seu amor, não abre mão de nenhuma delas. 

O Pastor procura a ovelha e quando a encontra tem duas atitudes: alegra-se e carrega a ovelha em seus ombros. Veja que Ele não foi na direção dela e lhe deu umas cajadadas ou lhe falou palavras ruins, mas tão somente se alegrou e a carregou sobre seus ombros e voltou ao aprisco regozijando porque a ovelha perdida agora estava recuperada.

A Parábola não diz o seu estado, mas ao dizer que ela era levada sobre os ombros de seu dono, podemos conjecturar que estava frágil e precisando de cuidados e de que esses cuidados foram prestados. 

Talvez o leitor (a) seja uma ovelha perdida que está com saudades do aprisco do Senhor. Saiba que hoje o Senhor Jesus, o nosso Pastor, te encontrou, está alegre por isso, e quer te carregar nos ombros Dele de volta para o aprisco.

Aceite seus cuidados e se renda por completo ao amor Dele. Há tempo para ser resgatada, mas não há mais tempo a se perder!

Confesse seus pecados ao Senhor Jesus e sacie-se na água da vida, que é Espírito Santo, porque Ele tem uma nova história pra você.

Procurarei as ovelhas perdidas, trarei de volta as que se desviaram, farei curativo nas machucadas e tratarei das doentes. (Ezequiel 34: 16, NTLH)

Procurem a ajuda de Deus enquanto podem achá-lo; orem ao Senhor enquanto ele está perto. Que as pessoas perversas mudem a sua maneira de viver e abandonem os seus maus pensamentos! Voltem para o Senhor, nosso Deus, pois ele tem compaixão e perdoa completamente. (Isaías 55: 6-7, NTLH)

Veja mais em Ezequiel 34: 11-16; Salmos 23.

A Paz do Senhor a todos!