Pages

28 de novembro de 2011

BUSQUE O PERDÃO DE DEUS



Os tolos pecam e não se importam, mas os bons querem ser perdoados. (Provérbios 14: 9,NTLH).

O nosso pior inimigo, não há dúvida, é o pecado. E isto, porque Ele é o único fato que impede o agir pleno de Deus em nossas vidas, separando – nos da glória que nos está proposta. Todos pecaram e estão afastados da presença gloriosa de Deus (Romanos 3: 23, NTLH). 

Esse estado pecaminoso que afeta todo o ser humano, no entanto, não é a vontade de Deus, uma vez que santidade e a perfeição são suas eternas qualiodades. Dessa forma, Ele quer que todos desfrutem de sua presença e bênçãos. O profeta Isaías (59: 1-2, RA) esclarece: “Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar; nem surdo o seu ouvido, para não poder ouvir. Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça”.

Para nosso bem e alegria, há um meio de nos reconciliarmos com Deus, o Pai. Esse meio, que é único, é o recebimento do perdão dos pecados mediante a fé no sacrifício de Jesus Cristo na cruz do calvário, sendo algo verdadeiramente transformador e fruto do poder do eterno amor de Deus. Só o perdão dado por Deus pode nos livrar do peso do pecado. Não há ato religioso, nem dinheiro ou aprovação humana que pode nos retirar esse fardo, a não ser o perdão entregue por Deus aos que creem na obra de Cristo Jesus.

É claro que o perdão dado por Deus não é entregue aos que clamam somente com os lábios, pois o Senhor não se preocupa com o exterior, mas é dado aos que clamam com o coração. O rei Davi confiava nisso: “Ó Deus, o meu sacrifício é um espírito humilde; tu não rejeitarás um coração humilde e arrependido” (Salmos 51: 17, NTLH). Assim, o perdão pressupõe arrependimento verdadeiro.

Portanto, não importa o pecado ou o rito do perdão, mas sim o coração, uma vez que a vontade do Senhor é que, uma vez perdoados possamos nos ver libertos dos laços do inimigo, e isso só é possível quando nosso coração está disposto a viver uma nova vida. Não foi isso mesmo que nos ensinou o Mestre? Erguendo-se Jesus e não vendo a ninguém mais além da mulher, perguntou-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou? Respondeu ela: Ninguém, Senhor! Então, lhe disse Jesus: Nem eu tampouco te condeno; vai e não peques mais.(João 8: 10,11, NTLH).

Deve-se falar ainda, que o perdão é um ato dado por Deus aos que o buscam de coração, mas o ato de arrependimento e busca do perdão deve ser nosso. Disse o filho pródigo: Levantar-me-ei, e irei ter com o meu pai, e lhe direi: Pai, pequei contra o céu e diante de ti; já não sou digno de ser chamado teu filho; trata-me como um dos teus trabalhadores. (Lucas 15: 18, 19, NTLH). No mesmo sentido o profeta Miquéias (7: 8,9, NTLH): Ó inimiga minha, não te alegres a meu respeito; ainda que eu tenha caído, levantar-me-ei; se morar nas trevas, o Senhor será a minha luz. Sofrerei a ira do Senhor, porque pequei contra ele, até que julgue a minha causa e execute o meu direito; ele me tirará para a luz, e eu verei a sua justiça.

Encerrando, não podemos de nos esquecer de que quando nos encontrarmos em pecado o tempo de se arrepender e pedir perdão é o seguinte, ou seja, o mais rápido possível, o “enquanto há tempo e vida”. 


Filhinhos meus, estas coisas vos escrevo para que não pequeis. Se, todavia, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo.  (1 João 2: 1, RA).

Quem, ó Deus, é semelhante a ti, que perdoas a iniquidade e te esqueces da transgressão do restante da tua herança? O Senhor não retém a sua ira para sempre, porque tem prazer na misericórdia. Tornará a ter compaixão de nós; pisará aos pés as nossas iniquidades e lançará todos os nossos pecados nas profundezas do mar. (Miquéias 7: 18,19, NTLH)


Veja mais: Salmos 32, 51, 103, 147, Ezequiel 18, 1 João 1:9

A Paz do Senhor a todos!

11 de novembro de 2011

E AQUELES QUE NUNCA OUVIRAM O EVANGELHO?



Para tratar desse assunto precisamos primeiramente entender duas lições.

1. DEUS SE MANISFESTOU A HUMANIDADE

Essa manifestação é fruto de sua vontade e ocorre de 4 formas:

a) Natureza

Os céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos. Um dia faz declaração a outro dia, e uma noite mostra sabedoria a outra noite. Não há linguagem nem fala onde não se ouça a sua voz. A sua linha se estende por toda a terra, e as suas palavras até ao fim do mundo. Neles pôs uma tenda para o sol, O qual é como um noivo que sai do seu tálamo, e se alegra como um herói, a correr o seu caminho. A sua saída é desde uma extremidade dos céus, e o seu curso até à outra extremidade, e nada se esconde ao seu calor.  (Salmos 19:1-6).

b) Moral Natural (Consciência)

Tudo fez formoso em seu tempo; também pôs o mundo no coração do homem, sem que este possa descobrir a obra que Deus fez desde o princípio até ao fim.  (Eclesiastes 3:11).


c) Bíblia Sagrada (Palavra Escrita)

Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração. (Hebreus 4: 12)

d) Jesus Cristo (Palavra Viva)

No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.  E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade. (João 1:1-3, 14).
Deus nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito, que está no seio do Pai, esse o revelou. (João 1:18).
Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. (João 14:6).


2. DEUS QUER SE MANIFESTAR DE FORMA PLENA


A revelação através da Bíblia e de Jesus Cristo representa a revelação plena da glória de Deus, sendo esse o seu desejo para os seres humanos.

Esse desejo revela, por sua vez, o amor de Deus para com os seres humanos. O Senhor quer que através dessas revelações o pecador se arrependa e que desfrute do refrigério de sua santa presença.

Para que isso ocorra, Deus estabeleceu Cristo Jesus como o único caminho, devendo o evangelho ser pregado a todos.

Mas se o ímpio se converter de todos os pecados que cometeu, e guardar todos os meus estatutos, e proceder com retidão e justiça, certamente viverá; não morrerá. De todas as transgressões que cometeu não haverá lembrança contra ele; pela justiça que praticou viverá. Desejaria eu, de qualquer maneira, a morte do ímpio? diz o Senhor DEUS; Não desejo antes que se converta dos seus caminhos, e viva? (Ezequiel 18: 21-23).

Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados? como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam o evangelho de paz; dos que trazem alegres novas de boas coisas.  (Romanos 10:13-15).

Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido. (Lucas 19:10).


3. E COMO FICAM AQUELES QUE NUNCA OUVIRAM O EVANGELHO?

Como ficam os povos isolados (índios, entre outros) que não tiveram a oportunidade de ouvir a respeito de Jesus Cristo e dos seus mandamentos?

Deus os julgara conforme a revelação que Dele tiveram. Esses grupos isolados tem a possibilidade de conhecer a Deus através da criação e da consciência. Assim, eles têm capacidade de entender que há somente um único Deus criador de tudo o que há e um conceito básico de bem e mal a ser seguido e , caso não aceitem essa revelação de Deus, eles serão justamente condenados.

Porque, quando os gentios, que não têm lei, fazem naturalmente as coisas que são da lei, não tendo eles lei, para si mesmos são lei; Os quais mostram a obra da lei escrita em seus corações, testificando juntamente a sua consciência, e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os; No dia em que Deus há de julgar os segredos dos homens, por Jesus Cristo, segundo o meu evangelho.  (Romanos 2: 14-16).

Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça. Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou. Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis (Romanos 1: 18-20).

A criação demonstra que deve existir um Criador. Portanto, a criação não pode ser tratada como uma divindade, e se, por exemplo, um índio a adora, está rejeitando a revelação de Deus pra sua vida, assim como aqueles que rejeitam o evangelho. A criação também revela, por consequência a onipresença, onisciência e onipotência do Criador. Assim, são indesculpáveis os que a rejeitam.

Dessa forma, somente é possível a salvação de um índio ou pessoa que nunca teve a oportunidade de ouvir o evangelho, se através da criação e consciência esta pessoa vir a reconhecer a existência de um único Deus e praticar uma moral natural.

E qual é a chance de um ser humano se encontrar nessa situação e ser salvo somente pela consciência e pela natureza?

Quase nenhuma. Raríssimo!

Isto é injusto?

Absolutamente não.

Por quê?

a) Pelo mesmo motivo que não é injusto Deus condenar os que tiveram a oportunidade de ouvir o evangelho e o rejeitaram. Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus (Romanos 3:23-24). O índio tem a natureza humana como qualquer pessoa e, por isso é inclinado a pecar e se rebelar contra a revelação de Deus. A condenação ao inferno não está recaindo sobre algum inocente, mas sobre alguém pecador que teve a oportunidade de se entregar a Deus e a rejeitou. 


b) Muitos povos que vivem isolados do mundo ou em que o evangelho não consegue chegar estão nessa situação por que seus antepassados rejeitaram a Palavra de Deus e, consequentemente expuseram toda sua descendência a uma inclinação para rejeitar o evangelho ou a revelação de Deus através da criação ou consciência.  A culpa não pode, assim, recair sobre a Igreja ou Deus, pois sua vontade é salvação desses povos. Quantos pregadores não foram mortos por povos “isolados”?

4. CONCLUSÃO

a) Ninguém que está lendo este texto se enquadrará na situação desse índio e  nunca encontrará um nessa situação.

b) Devemos focar nossos olhos em Jesus Cristo e cuidarmos da salvação da nossa alma. Ele é o único caminho para Deus.

c) A salvação não é por Lei ou obras, mas pela fé em Cristo Jesus, mediante sua graça e na ação do Espírito Santo. Ela significa transformação de vida pelo Espírito. Não basta confessar a Jesus, devemos seguir os seus passos ( 1 João 2: 6).

O profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos! Porque quem compreendeu a mente do Senhor? ou quem foi seu conselheiro? Ou quem lhe deu primeiro a ele, para que lhe seja recompensado? Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém.  (Romanos 11:33-36).

Portanto, nada julgueis antes de tempo, até que o Senhor venha, o qual também trará à luz as coisas ocultas das trevas, e manifestará os desígnios dos corações; e então cada um receberá de Deus o louvor. (1 Coríntios 4:5).

A Paz do Senhor a todos!

7 de novembro de 2011

UM SÓ DEUS E UM SÓ MEDIADOR




Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem (1 Timóteo 2: 5, RA)

Num mundo de tantas variedades e de um consequente grande poder de escolha, alguns chegam a pensar que a religião cristã também é somente mais uma forma para se chegar a Deus ou quem sabe “aos deuses”.

No entanto, esse pensamento não condiz com a Palavra do Senhor. Ela declara expressamente: Não há santo como é o Senhor; porque não há outro fora de ti; e rocha nenhuma há como o nosso Deus. (1 Samuel 2: 2, RC). 

Por isso, Ele também exige, para o nosso próprio bem e deleite, que adoremos somente ao seu nome, porque só o seu nome tem poder. Ele estabeleceu como um dos dez mandamentos: Não adore outros deuses; adore somente a mim (Êxodo 22: 3, NTLH).

E Ele convida a todos os que estão em rebeldia com as suas perfeitas e santas vontades a buscar somente a Ele: Povos do mundo inteiro, voltem para mim, e eu os salvarei, pois eu sou Deus, e não há nenhum outro. (Isaías 45: 22, NTLH).

Portanto, não está correto o pensamento de que o que importa é a fé em um “deus”, ou em “algo”, mas, temos que comprender que só há um Deus criador dos céus e da terra e um único modo de vida adequado pra si viver: o porposto por Ele.

Mas, como se achegar a este único Deus?

Será que é através dos nossos próprios esforços? 

Não! As Sagradas Escrituras revelam que não existe obra alguma ou obediência a preceito algum que nos permite chegarmos a Deus e dizer: “Sou salvo por que mereci” "Eu mereço estar na tua presença".
Qual é o meio então?

 
Conforme afirmam as Escrituras: Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie. (Efésios 2: 8,9, NTLH).

Mas, que fé é essa?

A fé que o Senhor Jesus Cristo morreu por nossos pecados e que nos reconciliou com Deus, sendo a salvação exclusivamente pela graça e amor que há em Cristo Jesus. A fé que declara que somente através de Jesus Cristo um pecador pode se encontrar de Deus e fugir de sua justa e santa ira. Fé que Jesus é o caminho, a verdade e a vida; ninguém pode chegar até o Pai a não ser por Ele. (João 14:6, NTLH).

Nesse sentido, o apóstolo Paulo nos ensina nas epistolas aos Romanos (3: 22-24):Deus aceita as pessoas por meio da fé que elas têm em Jesus Cristo. É assim que ele trata todos os que crêem, pois não existe nenhuma diferença entre as pessoas. Todos pecaram e estão afastados da presença gloriosa de Deus. Mas, pela sua graça e sem exigir nada, Deus aceita todos por meio de Cristo Jesus, que os salva.

Desse modo, não está correto afirmar que todos os caminhos levam a este único Deus ou que o que nos justifica perante Ele são nossas “boas obras”. O Senhor escolheu o meio mais justo e eficaz para a salvação da humanidade por Ele amada: a fé em Jesus Cristo. Ela independe de idade, sexo, raça, cor, condição financeira ou qualquer status social.

Todos podem se achegar a Deus através da fé em Cristo Jesus e no mover do Espírito Santo . Se algum leitor estiver longe do Pai creia e busque ao Senhor enquanto pode achá-lo.

A Paz do Senhor a todos!


6 de novembro de 2011

VOCÊ É UM TOLO?



Veja o que a Bíblia diz a respeito dos tolos e descubra suas características e o que você deve fazer para não ser um e nem ser prejudicado por um deles.

1. Os tolos não creem ou ignoram a Deus
Os tolos pensam assim: “Para mim, Deus não tem importância.” Todos são corruptos e as coisas que eles fazem são nojentas; não há uma só pessoa que faça o bem. (Salmos 14: 1 NTLH, ver mais nos Salmos 53:1).

2. Eles não entendem o fim dos que praticam impiedade
Aqui está uma coisa que o tolo não entende, e o ignorante não pode compreender: os que praticam más ações crescem como a erva, e os perversos podem prosperar, porém eles serão completamente destruídos. (Salmos 92: 6-7, NTLH).

3. São preguiçosos
Eu andei pelos campos e plantações de uva de um homem tolo e preguiçoso. Tudo estava cheio de espinhos e coberto de mato, e o muro de pedras havia caído. Olhei para aquilo, pensei bem e aprendi a seguinte lição: Durma um pouco mais, cruze os braços e descanse mais um pouco; mas, enquanto você estiver dormindo, a pobreza o atacará como um ladrão armado. (Provérbios 24: 30-34, NTLH).

4. Rejeitam a sabedoria e a correção e muitas vezes ignoram que estão em um caminho de tolices
Para ser sábio, é preciso primeiro temer a Deus, o Senhor. Os tolos desprezam a sabedoria e não querem aprender. (Provérbios 1: 7, NTLH)
Os tolos morrem porque rejeitam a sabedoria; os que não têm juízo são destruídos por estarem satisfeitos consigo mesmos. (Provérbios 8: 32, NTLH)
O tolo se diverte com as suas tolices, mas o sábio faz o que é certo. (Provérbios 15: 21, NTLH, Ver mais em Provérbios 12: 1; 14: 8, 9, 33; 15: 5; 14,17; 16: 22; 17: 10, 24; 18:2; 24:7; Eclesiastes 2: 12-26; 5: 1-7).

5. Falam coisas insensatas e sofrem por causa delas
O tolo orgulhoso sofre por causa das coisas que diz, mas os sábios são protegidos pelas suas próprias palavras. (Provérbios 14: 3 , NTLH).
As palavras do sábio tornam o conhecimento atraente, mas o tolo só diz bobagens. (Provérbios 15: 2, NTLH).
Quando os sábios falam, eles espalham conhecimento, mas isso não acontece com os tolos. (Provérbios 15: 7, NTLH, ver mais em Provérbios 18: 6,7,13; 10: 14; 17: 28).

6. Quando é ofendido reage de forma imprudente
Quando o tolo é ofendido, logo todos ficam sabendo, mas quem é prudente faz de conta que não foi insultado. (Pv 12: 16)
Quem tem juízo toma cuidado a fim de não se meter em dificuldades, mas o tolo é descuidado e age sem pensar. Quem se zanga facilmente faz coisas tolas, mas o sábio permanece calmo. (Pv 14: 16, 17)
Qualquer tolo pode começar uma briga; quem fica fora dela é que merece elogios. (Pv 20: 3 ; Pv 30:32).

7. A recompensa dos tolos são somente desgraças
Os tolos recebem o que a sua tolice merece, mas os ajuizados são recompensados com o conhecimento. Os sábios são recompensados com riquezas, mas a recompensa do tolo são as suas próprias tolices. (Provérbios 14: 18, 24, NTLH).

8. Eles não merecem nada de bom
Não é bom que os tolos vivam no luxo, nem que os escravos governem os príncipes. (Provérbios 19: 10)
Elogiar um tolo é tão absurdo como cair neve no verão ou chover no tempo da colheita. Quem dá uma resposta séria a uma pergunta tola é tão tolo como quem a fez. Quem manda um tolo dar um recado está procurando problemas; seria melhor que cortasse os próprios pés. O tolo, citando um provérbio, é como o bêbado tentando tirar um espinho da mão. O patrão que contrata qualquer tolo que lhe pede emprego acaba prejudicando todos. (Provérbios 26: 1,4,6,9-10, NTLH, Veja mais em: Pv 30: 22)

9. Suas atitudes manifestam que ele é tolo
O homem sensato sempre pensa antes de agir, mas o tolo anuncia a sua ignorância. (Provérbios 13: 16, NTLH, ver mais em Pv 12: 23).

10. O melhor a fazer é ficar longe dos tolos e não aceitar seus exemplos.
Quem anda com os sábios será sábio, mas quem anda com os tolos acabará mal. (Provérbios 13: 20)
Não perca tempo falando com um tolo, porque ele desprezará a sua conversa inteligente. (Provérbios 23: 9, NTLH, Vejam mais em: Pv 27:3, 22; Pv 28: 26; Pv 29: 9, 11, 20)

11. Qual a solução para o tolo?
Ele deve se render por completo a vontade de Deus e aprender dos seus perfeitos estatutos. O Espírito Santo quer manifestar o amor de Cristo ao tolo e reconcilia-lo com o Pai para que ele seja transformado em nova criatura.

Você é jovem e sem experiência? Aprenda a ser prudente. Você é tolo? Aprenda a ter juízo (Provérbios 8: 5, NTLH).

A Paz do Senhor a todos!