Pages

22 de outubro de 2011

SEJA MODERADO NAS SUAS ATIVIDADES ROTINEIRAS



Mas você, seja moderado em todas as situações. (2 Timóteo 4: 5; NTLH).


Esse foi o conselho do Apóstolo Paulo para o jovem pastor Timóteo enfrentar as situações que estavam surgindo no seu ministério de pregador do evangelho. 

Esse conselho, porém, não é somente para aquela situação, mas se aplica a todas as situações e pessoas. A moderação, não há dúvida, é uma fonte de muitas resoluções de problemas.

Atualmente, a compreensão desse ensinamento se manifesta necessário, uma vez que o ser humano nunca esteve tão atarefado. São tantas as funções e atividades que muitos estão numa “corrida atrás do vento”. 

Essas pessoas não estão percebendo o que Bíblia diz sobre o tema. 

É claro que a Palavra de Deus não é contrária a que empenhemos esforços em nossas atividades rotineiras. Em Eclesiastes (9: 10) está escrito: Tudo o que você tiver de fazer faça o melhor que puder, pois no mundo dos mortos não se faz nada, e ali não existe pensamento, nem conhecimento, nem sabedoria. E é para lá que você vai. (NTLH).

A Bíblia nos incentiva a buscar fazer o melhor que pudermos para que a posteridade receba um mundo melhor, pois um dia nós iremos para um mundo em que não serão necessárias mais nossas habilidades humanas.

No entanto, a Palavra Sagrada nos revela que o excesso de trabalho e estudo é prejudicial. Veja o que disse o rei Salomão, o homem mais sábio do mundo:

Apliquei o coração a conhecer a sabedoria e a saber o que é loucura e o que é estultícia; e vim a saber que também isto é correr atrás do vento. Porque na muita sabedoria há muito enfado; e quem aumenta ciência aumenta tristeza. (Eclesiastes 1 : 17, 18; RA).

Filho, há mais uma coisa que eu quero dizer: os livros sempre continuarão a ser escritos; estudar demais cansa a mente. (Eclesiastes 12 : 12; NTLH).

Também descobri por que as pessoas se esforçam tanto para ter sucesso no seu trabalho: é porque elas querem ser mais do que os outros. Mas tudo é ilusão. É tudo como correr atrás do vento. Dizem que só mesmo um louco chegaria ao ponto de cruzar os braços e passar fome até morrer. Pode ser. Mas é melhor ter pouco numa das mãos, com paz de espírito, do que estar sempre com as duas mãos cheias de trabalho, tentando pegar o vento.(Eclesiastes 4: 4-6; NTLH)

Portanto, seja moderado e equilibrado nos seus estudos, trabalho, e demais atividades. Separe um tempo pra cada atividade, não se importe com o ritmo dos demais, mas não deixe se dominar pela preguiça. Confie no Senhor, faze o bem que Ele te ajudará.

A Paz do Senhor a todos!

19 de outubro de 2011

A RELIGIÃO QUE DEUS ODEIA


Nos dias de hoje, onde o evangelho vem aumentando o número de adeptos numa velocidade rápida, aumenta também um desvio de entendimento do que realmente vem a ser o cristianismo.

Alguns cristãos, no fundo, estão compreendendo o cristianismo como mais uma religião e que o maior desejo de Deus é que nos tornemos "meros religiosos". 

Como consequencia, há uma preocupação maior com as formas do culto ou seu  estilo, com o palco e iluminação do “show gospel”, e um esquecimento do principal: verdade e vivencia prática da fé, o que leva, por sua vez, a desaprovação da parte de Deus de nossa “religiosidade”.

Preocupar-se com as formas não é errado, mas sim preocupar-se somente com isso e deixar de buscar a vontade do Pai e de praticar o evangelho, pois isso nos retira do mais belo resultado do evangelho de Jesus: a presença e aprovação de Deus. 

Essa religião em que o amor de Jesus Cristo opera somente em palavras é odiada por Deus, pois Ele deseja um relacionamento profundo com seus filhos.

A partir desse entendimento, podemos afirmar que dizer que possuímos fé no nome de Jesus Cristo; que encontramos palavras de sabedoria nas leituras da Bíblia Sagrada e que gostamos de cantar muitos dos louvores do gênero “gospel” não é por si só sinal de que estamos conectados com o Pai.

Por isso, quando estivermos nos inclinando a viver somente um cristianismo de aparências, que possamos nos achegar a Deus com pureza de propósitos e com fé no poder do amor de Jesus Cristo e experimentarmos, assim, a ação do Espírito Santo.

Se tomarmos tal atitude, Deus nos aprovará e sua presença e paz estarão conosco para sempre.

Medite:
Alguém está pensando que é religioso? Se não souber controlar a língua, a sua religião não vale nada, e ele está enganando a si mesmo. Para Deus, o Pai, a religião pura e verdadeira é esta: ajudar os órfãos e as viúvas nas suas aflições e não se manchar com as coisas más deste mundo. (Tiago 1 : 26-27)

Deus detesta os sacrifícios que os maus lhe oferecem, especialmente quando oferecem com más intenções. (Provérbios 21: 27, NTLH)

Porém Deus diz aos maus: “Que direito têm vocês de recitar as minhas leis e de falar a respeito da minha aliança”? (Salmos 50: 16, NTLH)

O povo pergunta a Deus: “Que adianta jejuar, se tu nem notas? Por que passar fome, se não te importas com isso?” O Senhor responde: “A verdade é que nos dias de jejum vocês cuidam dos seus negócios e exploram os seus empregados. Vocês passam os dias de jejum discutindo e brigando e chegam até a bater uns nos outros. Será que vocês pensam que, quando jejuam assim, eu vou ouvir as suas orações? O que é que eu quero que vocês façam nos dias de jejum? Será que desejo que passem fome, que se curvem como um bambu, que vistam roupa feita de pano grosseiro e se deitem em cima de cinzas? É isso o que vocês chamam de jejum? Acham que um dia de jejum assim me agrada? Não! Não é esse o jejum que eu quero. Eu quero que soltem aqueles que foram presos injustamente, que tirem de cima deles o peso que os faz sofrer, que ponham em liberdade os que estão sendo oprimidos, que acabem com todo tipo de escravidão. O jejum que me agrada é que vocês repartam a sua comida com os famintos, que recebam em casa os pobres que estão desabrigados, que dêem roupas aos que não têm e que nunca deixem de socorrer os seus parentes. Então a luz da minha salvação brilhará como o sol, e logo vocês todos ficarão curados. O seu Salvador os guiará, e a presença do Senhor Deus os protegerá por todos os lados”. (Isaías 58: 3-8, NTLH)
Ver mais em: 1 Samuel 15: 22; Salmos 9: 1, 40:8, 50:8-23, 51:6-13, 66: 18,78: 37 86: 12, 95: 10, 147:10 -11; Provérbios 15: 11, 21: 27; Isaías 66:1-4; Zacarias 7:1-7, Oseias 4: 1-13, 1 Thiago 1: 22. 

A Paz do Senhor a todos!

18 de outubro de 2011

AS MENTIRAS QUE O DIABO CONTA PARA OS PECADORES



Muitas pessoas que ainda não aceitaram o Evangelho, não o fizeram porque seus corações e mentes têm aceitado como verdadeiras certas mentiras de satanás. 

A fé nessas mentiras leva milhões de pessoas a resistirem aos maravilhosos planos de Deus para suas vidas e serem servas do pecado e de suas misérias.

Dentre as mentiras que satanás usa para enganar a muitas pessoas escolhi 6 para desmentir em algumas postagens. Vamos a elas: 

1. “Você terá tempo pra se render ao Evangelho mais tarde, não desperdice sua vida agora”; 
2. “Há tantas religiões e deuses, porque dar crédito ao Evangelho de Cristo?”; 
3. “Sua vida não tem jeito, religião alguma irá te ajudar”; 
4. “Os padrões morais do cristianismo são muito elevados, você não conseguiria mudar e viver neles”; 
5. “Porque você quer tentar seguir o exemplo de Jesus Cristo se alguns cristãos têm uma vida igual ou pior que a sua?”; 
6. “Se você aceitar os planos de Deus pra sua vida, como vai agir para com os seus amigos e familiares não cristãos?”.

Nesta postagem vou tratar da primeira.

1. “Você terá tempo pra se render ao Evangelho mais tarde, não desperdice sua vida agora”.

Existem pessoas que dizem que acham o evangelho “bonito” e que até queriam praticá-lo, mas que entendem que esse “negócio” de Igreja é somente para quando estiverem mais velhos ou para “mais tarde”.

Pensam que se aceitarem os planos de Deus enquanto ainda estão jovens ou cheias de vigor, vão desperdiçar a melhor parte de suas vidas.

No entanto, a Palavra de Deus nos mostra o contrário: Lembre-se do seu Criador enquanto você ainda é jovem, antes que venham os dias maus e cheguem os anos em que você dirá: “Não tenho mais prazer na vida.” (Eclesiastes 12: 1, NTLH). O ser humano, portanto, deve se render o quanto antes aos pés do Senhor Jesus Cristo para que tenha paz com Deus. 

A Bíblia diz que “Há caminho que parece direito ao homem, mas ao final são caminhos de morte.” (Provérbios 16: 25, RA). Muitas pessoas estão se enganando e não estão vivendo o melhor que Deus tem para suas vidas. Elas estão seguindo caminhos que parecem emocionantes ou “mágicos”, mas são totalmente alienados aos planos de Deus pra sua vida. Essas pessoas estão num caminho que ao final terá como recompensa a morte e a condenação eterna, que é a segunda morte (Apocalipse 20: 14). 

Talvez algum jovem ou pessoa que pensa em deixar pra aceitar o evangelho lá no futuro esteja lendo essa postagem. 

Não ignore que ninguém sabe a hora de sua própria morte nem o momento da volta de Jesus Cristo (Jó 14: 1-12; Mateus 24: 36-51) e de que há oportunidades que podem nunca mais voltar.

Jovem não se engane: o tempo de aceitar o evangelho se chama hoje. Escutem! Este é o tempo em que Deus mostra a sua bondade. Hoje é o dia de ser salvo. (2 Coríntios 6: 2, NTLH). Não endureça seu coração perante ao amor de Deus.

E não se preocupe com o seu futuro ou com o que vão dizer por que “Até os jovens se cansam, e os moços tropeçam e caem; mas os que confiam no Senhor recebem sempre novas forças. Voam nas alturas como águias, correm e não perdem as forças, andam e não se cansam.” (Isaías 40: 30,31, NTLH).

A Paz do Senhor!



COMO IDENTIFICAR UM CRISTÃO




Como identificar um cristão?

Responder essa pergunta é de grande relevância, pois nos leva ao esclarecimento do que é o cristianismo e do que é mera religiosidade tola.

A resposta, não há dúvida, somente pode ser encontrada na Bíblia Sagrada.

Então, vamos a ela e analisemos algumas características e fatos na vida de um cristão que tornam capazes sua identificação.

1. Um cristão é aquele que reconhece que todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus, sendo Jesus a única solução para a reconciliação com o Pai.

Todos pecaram e estão afastados da presença gloriosa de Deus. Mas, pela sua graça e sem exigir nada, Deus aceita todos por meio de Cristo Jesus, que os salva. (Romanos 3: 23, 24, NTLH)

2. Ele já se arrependeu de seus pecados, pois sabe que o cristianismo importa em mudança de vida e atitudes.

Daí por diante, passou Jesus a pregar e a dizer: Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus. (Mateus 4: 17, RA)
pelo contrário, segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento, porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo.(1 Pedro 1:15,16, NTLH)

3. Ele compreende que a salvação é pela fé e não pelas obras. Essas são consequencias da fé, mas, por si só, não tem o poder de salvar ninguém.

Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie. (Efésios 2: 8,9, RA)

4. Ele procura o mais rápido possível o batismo nas águas como sinal de que morreu para o mundo e nasceu para Deus.

Com certeza vocês sabem que, quando fomos batizados para ficarmos unidos com Cristo Jesus, fomos batizados para ficarmos unidos também com a sua morte. Assim, quando fomos batizados, fomos sepultados com ele por termos morrido junto com ele. E isso para que, assim como Cristo foi ressuscitado pelo poder glorioso do Pai, assim também nós vivamos uma vida nova. (Romanos 6: 3,4, NTLH) 

6. Ele estuda a Palavra de Deus para alcançar o amadurecimento espiritual necessário para viver sua fé e adquirir sabedoria.

A tua palavra é lâmpada para guiar os meus passos, é luz que ilumina o meu caminho. Os teus ensinamentos são a minha riqueza para sempre; eles são a alegria do meu coração. (Salmos 119: 105, 111, NTLH)

7. Ele procurar ser cumpridor da Palavra e não somente ser um ouvinte, enganando-se a si próprio.

Guardo a tua palavra no meu coração para não pecar contra ti. (Salmos 119: 11, NTLH)
Não se enganem; não sejam apenas ouvintes dessa mensagem, mas a ponham em prática. Porque aquele que ouve a mensagem e não a põe em prática é como uma pessoa que olha no espelho e vê como é. Dá uma boa olhada, depois vai embora e logo esquece a sua aparência. O evangelho é a lei perfeita que dá liberdade às pessoas. Se alguém examina bem essa lei e não a esquece, mas a põe em prática, Deus vai abençoar tudo o que essa pessoa fizer. (Tiago 1: 22-25, NTLH)

8. Ele busca a Deus através da oração porque crê que Deus o atenderá. 

Orai sem cessar. (1 Tessalonicenses 5: 17, NTLH)
Sem fé ninguém pode agradar a Deus, porque quem vai a ele precisa crer que ele existe e que recompensa os que procuram conhecê-lo melhor. (Hebreus 12: 6, NTLH)

9. Quando ele comete algum pecado ele busca o perdão, confiando que Jesus Cristo é nosso Advogado e Sumo Sacerdote que intercede ao Pai por nós.

Os tolos pecam e não se importam, mas os bons querem ser perdoados. (Provérbios 14: 9,NTLH).
Filhinhos meus, estas coisas vos escrevo para que não pequeis. Se, todavia, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo; e ele é a propiciação pelos nossos pecados e não somente pelos nossos próprios, mas ainda pelos do mundo inteiro. (1 João 2: 1,2, RA)

10. Ele é aperfeiçoado constantemente pela obra de Jesus, através da operação do Espírito Santo.

Tendo por certo isto mesmo: que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao Dia de Jesus Cristo. (Filipenses 1: 6, RC)
Não estou querendo dizer que já consegui tudo o que quero ou que já fiquei perfeito, mas continuo a correr para conquistar o prêmio, pois para isso já fui conquistado por Cristo Jesus. É claro, irmãos, que eu não penso que já consegui isso. Porém uma coisa eu faço: esqueço aquilo que fica para trás e avanço para o que está na minha frente. Corro direto para a linha de chegada a fim de conseguir o prêmio da vitória. Esse prêmio é a nova vida para a qual Deus me chamou por meio de Cristo Jesus. (Filipenses 3: 12-14, NTLH)

11. Ele confia que Jesus um dia irá voltar para buscar sua Igreja e está preparado pra esse fato. 

E, depois que eu for e preparar um lugar para vocês, voltarei e os levarei comigo para que onde eu estiver vocês estejam também. (João 14: 3, NTLH)
Pois vocês sabem muito bem que o Dia do Senhor virá como um ladrão, na calada da noite. (1 Tessalonicenses 5: 2, NTLH)

12. Ele é cheio do Espírito Santo, tendo a paz que há em Cristo Jesus derramada em seu coração.

Essa esperança não nos deixa decepcionados, pois Deus derramou o seu amor no nosso coração, por meio do Espírito Santo, que ele nos deu. (Romanos 5: 5, NTLH)
Mas o Espírito de Deus produz o amor, a alegria, a paz, a paciência, a delicadeza, a bondade, a fidelidade, a humildade e o domínio próprio. E contra essas coisas não existe lei. (Gálatas 5: 22,23, NTLH)

Se você, através dessa leitura, descobriu que ainda não é um cristão, mas deseja ser um, saiba que hoje é o tempo oportuno para você se entregar por completo aos planos de Deus. Busque ele agora e peça para ele guiá-lo.

Ó Deus, cria em mim um coração puro e dá-me uma vontade nova e firme! (Salmos 51: 10, NTLH)

A Paz de Cristo a todos!

8 de outubro de 2011

A VONTADE DE DEUS PARA OS PECADORES



Se um homem mau parar de pecar, se guardar as minhas leis e se fizer o que é certo e bom, não morrerá; é certo que viverá. Todos os seus pecados serão perdoados, e ele viverá porque fez o que é certo. Vocês pensam que eu gosto de ver um homem mau morrer? – pergunta o Senhor Deus. – Não! Eu gostaria mais de vê-lo arrepender-se e viver. (Ezequiel 18: 21-23, NTLH)

Ao contrário do que alguns pensam Deus não se agrada de ver um ímpio morrer. Não mesmo!

Sabe por quê?

Todos os seres humanos são alvo das promessas e bênçãos que Deus nos proporcionou em Cristo Jesus, pela ação do Espírito Santo. Ele quer apagar pecados, ensinar seus mandamentos e  presentear com sua Presença.

No entanto, enquanto uma pessoa não confessa seus pecados e os deixa e se entrega completamente ao senhorio de Jesus Cristo; enquanto ela não deixa que o Espírito Santo habite nela e derrame em seu coração o amor que há em Cristo Jesus, ela está numa situação de condenação ao sofrimento eterno.

Sim! Sofrimento eterno ou inferno como queira dizer.

Porque isso se Deus é bom talvez alguém pergunte.

Mas a resposta é justamente essa: Deus é bom.

Como pode o ser humano negar isso e se afastar de sua presença e de se opor aos seus maravilhosos planos e mandamentos?

Uma pessoa que está afastada do poder do amor de Deus e que endurece o coração para a pregação do Evangelho da salvação não poderá habitar com Ele e seus servos fiéis no céu. Não porque Deus não seja bom, mas justamente o oposto.

Não seria contraditório uma pessoa que desprezou a glória de Deus ser participe dela? É claro que sim.

Mas, como já visto, a vontade de Deus não é que o pecador morra e seja justamente condenado.  O Pai deseja que ele se arrependa e que seja justificado pelo sangue de Cristo Jesus, por meio da fé.

Se há algum leitor afastado dos caminhos do Senhor, saiba que Deus quer e  pode mudar sua vida. “Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados, a fim de que, da presença do Senhor, venham tempos de refrigério” (Atos 3: 19-20,  RA).

Não perca mais tempo e renda-se por completo a Ele e peça para que Ele perdoe seus pecados e lhe conceda a paz que há em Cristo Jesus pela ação do Espírito Santo. Creia porque Deus te ouvirá.